Joanete: o que é, sintomas, causas e tratamento

O joanete, conhecido cientificamento como hálux valgo, é um desvio dos dedos para o interior do pé, desalinhando os ossos e as articulações.




O aparecimento do joanete é mais comum em pessoas que usam frequentemente sapatos muito apertados e altos, ou que possuem doenças osteoarticulares, como a artrite, por exemplo. A presença do joanete pode ser bastante desconfortável e dolorosa, sendo importante ir ao ortopedista ou fisioterapeuta para que seja iniciado o tratamento para aliviar os sintomas.


Os sintomas de joanete variam de acordo com o desvio do dedo, mas os principais incluem:

- Alteração da forma do pé, com formação de uma protuberância ao lado do pé;

- Desvio do dedo afetado sobre os outros;

- Pele seca e vermelhidão no dedo afetado;

- Dor no dedo, ao caminhar;

- Inchaço da articulação do dedo afetado.


O joanete se forma principalmente em mulheres entre os 20 e 40 anos, devido ao uso de salto alto por muito tempo, principalmente os de bico fino, pois provoca o desvio do dedão do pé para dentro, em direção aos outros dedos, e por isso este se torna mais proeminente.


O tratamento para o Joanete tem como objetivo fazer com que o dedo volte para a posição inicial e os sintomas sejam aliviados. Assim, pode ser indicado o uso de talas ou afastadores de dedos com o objetivo de tentar reposicionar os ossos afetados.


Matéria completa: https://www.tuasaude.com/sintomas-de-joanete/amp/


#joanetes #haluxvalgo #confortodospes #pés

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo